13º salário: 59% dos brasileiros pretendem usar segunda parcela para pagar dívidas ou contas básicas

Pesquisa da Serasa revela que 81% dos trabalhadores não vão guardar o valor integral do pagamento.

Quase seis em cada dez (59%) brasileiros planejam usar a segunda parcela do 13º salário para quitar dívidas ou pagar contas básicas, segundo uma pesquisa realizada pela Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box. O valor será pago na próxima sexta-feira, dia 20.

De acordo com o levantamento, 81% dos trabalhadores disseram que pretendem gastar toda ou parte da segunda parcela do pagamento.

Entre os motivos dos gastos, 31% pretendem quitar as pendências financeiras. Outros 28% planejam pagar contas básicas de água, luz ou gás, enquanto 28% querem usar para viagens de férias.

“A chegada do 13º salário permite que milhões de famílias equilibrem as finanças em um período de altos gastos, como festas, presentes, celebrações e férias”, disse Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome.

Por outro lado, 19% dos entrevistados pretendem guardar todo o valor do 13º salário. Nesse grupo, a maioria (38%) deseja investir o valor. Já 29% desejam criar um fundo de emergência. Outros 21% planejam colocar o pagamento na poupança.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar